Fogos de artifício podem levar a perda auditiva

Se você está planejando fazer alguma comemoção com fogos de artifícios, tenha cuidado!

Mesmo que os fogos de artifícios sejam interessantes, a pressão deles podem levar a danos para a audição quando protetores auditivos não são usados.

Fogos de artifícios podem afetar sua audição
O som emitido por fogos de artifício podem atingir 150 a 175 dB(decibéis). A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), para adultos, é de não se expor a mais de 140 dB de pressão de som. Enquanto que para as crianças é recomendável apenas 120 dB. As crianças são as que vivenciam a pressão mais alta do som e não devem ser expostas a fogos de artifícios. A exposição a sons altos como fogos de artifícios pode provocar perda auditiva temporária ou permanente e tinnitus.

Distância e headphones
Para diminuir o risco de perda auditiva como resultado de fogos de artifício, o audiologista Nathan William do Ear , Boys Town (um instituto de laringologia, nos Estados Unidos), recomenda duas precauções:

Primeiro, a distância da fonte do som. Quanto mais distante você estiver da explosão dos fogos de artificios, menos atingido você será dos efeitos deles, os quais são prejudiciais a saúde auditiva. Se uma pessoa adulta se encontra diante de uma explosão de fogos de artifício de 170 dB, ela precisará estar a uma distância de 15 a 20 metros para se sentir segura, enquanto que as crianças devem permanecer numa distância desses fogos, de 50 a 60 metros.

Segundo, o uso de protetor auricular e headphones contra a explosão de fogos. “Se você vai estar numa ambiente em que haja show pirotécnico é extremamente recomendável o uso de protetor auricular”, afirma Williams.

Se você suspeita que está com perda auditiva ou tinnitus, em virtude de fogos de artifícios, é recomendável consultar seu médico.

Voltar a todas as notícias

Agende sua consulta!

Contato via WhatsApp