Perda auditiva

Aqui nós oferecemos a facilidade de todos os serviços que você precisa em um só lugar!

O que causa a perda auditiva?

A perda auditiva pode acontecer repentinamente ou gradativamente. Às vezes, há uma razão médica subjacente, mas na maioria dos casos é simplesmente uma fator relacionado à idade, bem como decorrência de exposição constante a ruídos elevados por longos períodos de tempo.

O que devo fazer se desconfiar que tenho perda auditiva?

Sua audição é muito importante. Se você suspeitar que possui perda auditiva, nosso melhor conselho é: não ignore-a esperando que ela desapareça. Existem duas etapas que podem te levar para o caminho de uma audição melhor:

1 - Saiba mais sobre a perda auditiva. As coisas mudam, inclusive a sua audição. Descubra por que isso acontece e o que você pode fazer em relação à sua audição.

2 - Visite um profissional da saúde auditiva. O profissional da saúde auditiva poderá fazer uma audiometria e lhe orientar quanto às opções caso você apresente, de fato, alguma perda auditiva.

Quando devo procurar por um aparelho auditivo?

Apenas um profissional da saúde auditiva poderá atestar se você apresenta alguma perda auditiva. Conheça alguns sinais do dia a dia que poderão ajudá-lo a definir se será necessário a realização de exames com um profissional:

- Tem dificuldade para acompanhar conversas em meio a um grupo de pessoas?

- Solicita às pessoas que repitam o que dizem com frequência?

- Já se pegou olhando para os lábios das pessoas enquanto elas estão falando?

- Tem evitado situações sociais que costumava desfrutar, pois sente medo de não ser capaz de ouvir as conversas?

- Aumenta cada vez mais o volume da Tv e do rádio?

Se você respondeu sim para algumas das perguntas acima, recomendamos que você verifique sua audição com um profissional. Não se preocupe, é fácil! Marque uma consulta conosco!

Eu posso esperar um pouco mais para colocar aparelhos auditivos?

É tentador esperar, mas conheça três importantes razões para não fazer isso:

1 - Seu cérebro irá agradecê-lo por isso. Quanto mais você esperar, mais difícil será para o seu cérebro se acostumar com os aparelhos auditivos e re-aprender determinados sons. Quanto mais cedo você começar a usar aparelhos auditivos, melhor a chance que você dará ao seu cérebro de se adaptar e re-aprender sons que você pode já não estar ouvindo há algum tempo.

2 - A vida melhora quando você ouve melhor. Uma pesquisa do Conselho Nacional de Envelhecimento mostra que quando as pessoas começam a usar aparelhos auditivos elas experimentam melhorias em suas vidas, inclusive em sua saúde mental, senso de independência, vida social e até mesmo em sua vida sexual.

3 - A perda auditiva está relacionada com a demência. Idosos com perda auditiva não cuidada estão significativamente mais propensos a desenvolver demência ao longo do tempo do que aqueles que mantêm sua audição, de acordo com um estudo recente da Universidade Johns Hopkins e do Instituto Nacional sobre o Envelhecimento. As razões precisas ainda não são conhecidas, mas a privação auditiva pode ser uma das causas subjacentes. Segundo os pesquisadores, o simples uso de aparelhos auditivos poderia ajudar.

Agende sua consulta!

Contato via WhatsApp